DISTRITO FEDERAL
Caminhões com 1,3 milhão de litros de combustível são escoltados pelo Exército até o Aeroporto de Brasília
Comboio de 24 veículos é acompanhado por 100 militares. Combustível é suficiente para um dia normal de operação no aeroporto; veja imagens.
Por volta das 11h45 desta segunda-feira (28), 24 caminhões-tanque com querosene de aviação (QAV) estavam a cerca de 130 km do Aeroporto de Brasília. Os veículos trazem 1,3 milhão de litros de combustível e são escoltados por 100 militares do Exército em oito carros. Com o abastecimento, o nível nos estoques do Aeroporto JK chegou a 55%.

Imagens feitas pelo Exército, com o uso de um drone (veja acima), mostram a imensa fila que se formou na BR-040, por onde passa o comboio até chegar ao Distrito Federal. A previsão, é de que os 24 veículos cheguem ao aeroporto por voilta das 14h.

Combustível para um dia

Essa quantidade de querosene de aviação, apesar de parecer grande, é suficiente para apenas um dia normal de operação, informou a Inframérica, responsável pela administração do aeroporto JK.

O combustível não será liberado para os voos imediatamente. Segundo a concessionária, ele precisará passar por avaliação de qualidade – um procedimento normal.

A Inframérica não informou quanto tempo duram esses testes, mas afirmou que ele deverá ser usado ainda nesta segunda-feira.

Longa viagem

O combustível para abastecer o terminal saiu de Betim (MG) na tarde deste domingo (27) e pernoitou em João Pinheiro (MG), parando também em Paracatu (MG). A previsão do Exército é de que os caminhões-tanques cheguem ao Aeroporto de Brasília às 14h desta segunda.

• Acompanhe em tempo real os impactos dos protestos no DF

O coronel Gilberto da Silva Brevilieri, chefe do Estado-Maior da 3ª Brigada de Infantaria Mecanizada, informou que o comboio deve receber reforço na segurança no Entorno do DF. "Chegando a Valparaiso (GO), teremos uma escolta de batedores do Exército para a chegada no Aeroporto JK. Esperamos uma chegada tranquila", disse.

Nesta segunda, até as 11h, o Aeroporto de Brasília cancelou cinco voos. Foram registrados 74 pousos e 64 decolagens. Foram registrados 11 atrasos.

Desabastecimento

O Aeroporto de Brasília declarou desabastecimento total duas vezes nos últimos quatro dias. No fim da tarde de domingo (27), o terminal ganhou fôlego na operação e chegou a 18% dos reservatórios ao receber 550 mil litros de querosene por volta das 19h40. O combustível chegou transportado por 10 caminhões-tanque, escoltados por forças federais desde a BR-040, em Cristalina (GO).

Em dias normais, o Aeroporto de Brasília recebe carregamento de 20 caminhões de querosene em média por dia.

"A sustentabilidade da operação somente será possível caso o transporte do suprimento até o terminal seja contínuo", informou a Inframérica, concessionária que administra o terminal, por meio de nota.

Só podem pousar no terminal as aeronaves com capacidade para decolar sem a necessidade de abastecimento na capital.

28/05/2018
Fonte: Michele Mendes, TV Globo
 
PUBLICIDADE
Jornal Regionall de Perdizes - www.jornallregionall.com.br - Todos os direitos reservados - 2017