MUNDO
Apagão afeta 80% da cidade de Caracas
Falta de energia causa caos no transporte e nos serviços de comunicação.
Grande parte de Caracas e algumas áreas de estados vizinhos como Vargas, onde fica o principal aeroporto da Venezuela, Miranda e Aragua ficaram sem luz nesta terça-feira (31). Segundo o governo o apagão foi motivado por uma falha e afetou 80% da capital da Venezuela. A falta de energia causa caos no transporte e nos serviços de comunicação.

"Nesse momento há uma interrupção no serviço elétrico em 80% de Caracas. A falha tem sua origem em Santa Teresa (Miranda). Estamos trabalhando para repor o serviço", disse pelo Twitter o ministro de Energia, Luis Motta.

Embora o ministro não tenha dado detalhes de outros estados, deputados opositores e jornais locais informaram que áreas de Vargas, Miranda e Aragua também ficaram sem luz. Segundo o jornal "El Nacional", 20 municípios da Grande Caracas estão sem energia.

Alguns meios de comunicação locais reportaram que a falta de energia paralisou as linhas do metrô de Caracas e obrigou a centenas de pessoas a optar por ônibus ou caminhar por várias ruas para chegar ao seu destino. Em meio ao blecaute, os telefones celulares também registraram falhas nos sinais, por isso as comunicações ficaram afetadas.

Há muitos anos a Venezuela registra falhas no serviço elétrico. O governo costuma atribuir a ações de sabotagem, mas analistas apontam deficiência na manutenção das instalações, má gestão e diminuição de investimentos. O país está afundado em uma crise econômica dominada por hiperinflação, uma forte recessão e escassez de produtos básicos como alimentos e remédios. O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a inflação fechará em 1.000.000% neste ano.

31/07/2018
Fonte: G1
 
PUBLICIDADE
Jornal Regionall de Perdizes - www.jornallregionall.com.br - Todos os direitos reservados - 2017