A festa em louvor a Nossa Senhora da Cabeça é aguardada com ansiedade pela comunidade perdizense, é um momento do ano de reflexão, fé e oração. O dia da festa é precedido por uma novena, que hoje é realizada no Santuário em honra a Nossa Senhora da Cabeça, mas esta história começou há 70 anos e foi só através de muito trabalho e doações que esta construção pôde ser concretizada.
Durante 60 anos a festa foi realizada na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição. Junto com a festa e o número de romeiros, crescia o anseio da comunidade católica de construir um santuário que pudesse receber adequadamente todos aqueles fiéis que saiam de suas casas rumo a Perdizes para participar da festa. Muita organização e trabalho duro foram necessários para esta realização. O terreno foi doado à Igreja para este fim e juntamente com as doações de perdizenses e romeiros que a concretização da obra foi possível. Em 2009 as obras já estavam adiantadas o suficiente para receber os fiéis, o que culminou na transferência das celebrações e quermesse, e realização da festa pela primeira vez no santuário.
Neste ano, a festa aconteceu no período de 20 a 29 de julho com celebração da Santa Missa, Novena e Quermesse todos os dias. Durante o novenário Celebrantes de várias paróquias da região e devotos vieram participar, louvar e agradecer por bênçãos recebidas por intermédio de Nossa Senhora da Cabeça. No dia do encerramento da Festa foram registradas centenas de caravanas com milhares de fiéis vindos dos mais diversos lugares que participaram das seis celebrações que ocorreram durante o dia. Ao final da tarde, após Missa de encerramento e procissão, a coroação da Imagem de Nossa Senhora preparada pelo Grupo da Terceira Idade de Perdizes, contou com a participação da dupla Sidney e Rondinelly com entusiasmo e alegria contagiando e emocionando a todos com a humildade e simplicidade próprias de Maria.
Aconteceu na celebração de encerramento, presidida pelo Bispo Dom Frei Cláudio Nori Sturn, que concedeu através de Decreto assinado na presença de milhares de fiéis durante as festividades deste ano, a elevação de Igreja à Santuário de Nossa Senhora da Cabeça. O ato de assinatura aconteceu, no próprio Santuário, que vem sendo construído há cerca de 20 anos com muito esforço, dedicação e empenho da comunidade e dos devotos de Nossa Senhora, a quem é creditada centenas de milagres. A solenidade de assinatura emocionou muito os presentes e arrancou aplausos de todos. O titulo de Santuário trás para Perdizes a referência oficial como Santuário Mariano no mundo, além de colocar nossa cidade no rol do Turismo Religioso no País.
A conquista foi comunicada pelo Pároco da cidade e grande líder religioso, Padre Ivan José Ribeiro, como destaque ímpar na história católica e religiosa do Brasil, de Minas Gerais e principalmente de Perdizes. Ele afirmou que, em Perdizes temos o primeiro Santuário de Nossa Senhora da Cabeça do Brasil. Padre Ivan que no mesmo decreto do Bispo, foi também nomeado, o primeiro REITOR do recém-criado Santuário, falou de sua gratidão a tantos voluntários que ajudam e contribuem para a realização das festas e neste processo de reconhecimento oficial de Santuário de Nossa Senhora da Cabeça, depois de 10 anos de funcionamento da Igreja para celebrações e realização de festas.
De acordo com o agora reitor do Santuário de Nossa Senhora da Cabeça é “Um Orgulho e uma honra muito grande para todos nós que trabalhamos e sonhamos com essa conquista para Nossa Senhora e para nossa comunidade”.
“É com imensa alegria e júbilo que manifesto manhã gratidão a Deus e a Virgem de Nazaré, mãe de Deus e nossa, sob o título de Nossa Senhora da Cabeça, por essa festa que ocorreu do dia vinte à vinte e nove de julho aqui em Perdizes! Gostaria de agradecer ao senhor José Raimundo coordenador do santuário, juntamente com toda a comissão da festa de Nossa Senhora da Cabeça : festeiros, novenários, equipes de trabalhos voluntários na quermesse, artesanato, lojinha do santuário, nas barraquinhas, jardinagem, pastorais, movimentos, equipes de canto e liturgia, polícia militar, corpo de bombeiros, prefeitura municipal, membros da terceira idade, aos barraqueiros, funcionários da paróquia Nossa Senhora da Conceição, enfim, todos os fiéis perdizenses e a todos os romeiros, lojistas e empresários que auxiliaram com suas doações, que Deus e Nossa Senhora da Cabeça abençoem à todos sem medida! A espiritualidade da festa foi muito boa. Tive a oportunidade de perceber o crescimento espiritual e a alegria de todos, principalmente nas celebrações e novenas! A quermesse foi coroada com o testemunho de não incentivar e vender bebidas alcoólicas, parabéns! Também a presença de sacerdotes de nossa diocese e de outras, contribuíram bastante com a religiosidade. A missão da Igreja é permanente. Que cada um continue contribuindo com a mesma, para que Jesus e Maria sejam cada vez mais conhecidos e amados! E que um dia possamos todos, após o término terrestre possamos nos encontrar com este Deus tão amoroso e misericordioso(Hb 9,27). Também agradeço ao nosso pastor Dom Cláudio Nori Stur por nos dar de presente o decreto oficializando canonicamente o Santuário de Nossa Senhora da Cabeça! E também por me conceder a provisão de Reitor do mesmo! Minha eterna gratidão a todos!” Padre Ivan.
|