Nos primeiros anos do século passado, Francisco Pereira Xavier, abastado proprietário local, deliberou doar, para patrimônio de uma capela em honra a Nossa Senhora da Conceição, algumas terras que lhe pertenciam. A capela foi edificada e começou a crescer ao seu redor um pequeno núcleo populacional que de início era conhecido por Nossa Senhora da Conceição. O povoado passou a distrito pela Lei provincial número 2 594, de 3 de janeiro de 1880, confirmada pela Lei estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891, integrado o município de Araxá. Em 1920, em publicação do Serviço Nacional de Recenseamento, o distrito aparece com o nome de Conceição do Araxá. A Lei estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, elevou o distrito à categoria de município com o nome atual de Perdizes. O nome, segundo tradição oral, teria sido sugestão do então Governador Benedito Valadares (que governou Minas Gerais entre 1933 e 1945) em referência à ave de mesmo nome, abundante na região e cuja caça, naquela época, era permitida.
Criado a partir do desmembramento territorial do município de Araxá em 1938, o município de Perdizes, de acordo com a previsão das Constituições Federal e Estadual, possui Poder Executivo, representado pelo Prefeito Municipal; Poder Legislativo, representado por 9 (nove) vereadores. Perdizes é sede de Comarca com o mesmo nome, instalada no ano de 1989 e classificada como de entrância inicial, com jurisdição também sobre o município de Pedrinópolis/MG. Perdizes é sede da 291ª Zona Eleitoral (14.070 eleitores), com jurisdição sobre o município sede e sobre o município de Pedrinópolis/MG.
O município de Perdizes está situado no Triângulo Mineiro, possui 2.457,60 km² de extensão territorial e uma população, de mais de 16.000 (12/2011-estimativa) habitantes. A base econômica do município é a pecuária e a agricultura. A sede do município é servida por rodovias asfaltadas e possui boa infra-estrutura urbana, com traçado regular e vias asfaltadas. Seus principais bairros são: 1 - Centro; 2 - Alvorada I; 3 - Alvorada II; 4 - Divineia; 5 - Cruzeiro; 6 - Ferreirinha; 7 - Novo Horizonte; 8 - Morada Nova; 9 - Jardim Esperança I; 10 - Jardim Esperança II; 11 - Parque das Flores; 12 - Residencial Jardim Madalena; 13 - Bairro Zezinho Coelho 14 - Distrito Industrial; 15 - Condomínio Chácaras Lago Azul (às margens Represa de Nova Ponte)
|