A assessoria da Câmara de Uberaba informou a imprensa na tarde desta terça-feira (8) que o presidente do Legislativo, Ismar Marão (PSD), enviou um ofício ao prefeito Paulo Piau pedindo a suspensão da cobrança do novo estacionamento rotativo. O novo sistema, que começou na segunda (7), gerou reclamações dos motoristas, que relataram ter problemas.
O G1 entrou em contato com a Prefeitura por meio da assessoria de imprensa, que se posicionou sobre o assunto.
No documento, o vereador pediu ao Executivo que a cobrança do estacionamento rotativo seja suspensa “até que esteja em perfeito estado de funcionamento, incluindo o correto treinamento e orientação dos monitores e fiscais, bem como o perfeito estado de funcionamento e operação das máquinas de cobrança”.
Ainda segundo a Câmara, Marão também pediu que sejam anuladas todas as notificações e multas de trânsito registradas na segunda para todos os veículos notificados e multados no sistema do estacionamento rotativo, devido aos inúmeros problemas operacionais registrados.
Resposta da Prefeitura
Em nota, a Prefeitura informou que vai isentar as notificações e as multas que foram aplicadas no primeiro dia de cobrança do estacionamento rotativo. A justificativa para a suspensão das penalidades é que a população ainda está se acostumando o novo sistema.
Sobre a solicitação do presidente da Câmara de Vereadores, a Prefeitura infromou que Paulo Piau acatou com naturalidade, mas afirma que não há possibilidade de suspender a cobrança.
"Iniciamos um processo, e daremos a continuidade na forma com que foi planejada, com o objetivo de trazer às regiões comerciais da cidade, rotatividade de clientes", disse o prefeito.
Estacionamento rotativo
A cobrança do novo estacionamento rotativo começou na segunda. Foram determinadas duas áreas: a azul, que é a região com menor concentração de estabelecimentos comerciais; e a vermelha, com maior concentração comercial. Os valores de cobrança são diferentes para cada área.
O período de tolerância para isenção de pagamento na vaga é de 15 minutos. Além disso, inicialmente, as motocicletas estão isentas do pagamento, mas com vagas exclusivas em bolsões sinalizados.
A responsável pela gestão do estacionamento rotativo é a empresa EXP Parking.
Reclamações
No primeiro dia de funcionamento, motoristas reclamaram que vários parquímetros estavam fora de operação, o que gerou dúvidas e confusão. Nesta terça, as reclamações continuaram.
Por causa de reclamações dos motoristas em relação ao tempo de isenção no estacionamento rotativo, na noite de segunda, a Prefeitura notificou a empresa EXP Parking para regularizar a situação, informando que, se a isenção de 15 minutos não fosse cumprida, o contrato seria rescindido.
Ainda na noite de ontem, após notificação da Prefeitura, a empresa garantiu o cumprimento de Legislação Municipal a partir desta terça-feira. A Prefeitura informou, também, que a Secretaria Municipal de Defesa Social segue com a fiscalização do serviço em Uberaba.
|