Das 98 estruturas flutuantes fiscalizadas em operação no Rio Paranaíba, em Araguari, 96 foram notificadas como irregulares em uma ação conjunta da Polícia Militar do Meio Ambiente, Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
Por meio de mandado judicial, a operação teve início na sexta-feira (7), quando mais de 50 tablados irregulares foram encontrados, e terminou neste domingo (9).
Das estruturas notificadas, 21 proprietários foram identificados. Os outros 75 não foram encontrados. Os donos dos tablados têm 48 horas, a contar de domingo, para realizar a retirada dos materiais do local.
As duas estruturas que não foram notificadas são consideradas regulares perante a Marinha (segurança da navegação), mas não pela SPU, por ocupação indevida do espaço público. Por isso, todas as 98 identificadas deverão ser retiradas.
Irregularidades
Ainda segundo os órgãos oficiais, as irregularidades vão desde permanecer em águas públicas sem documento de autorização até a poluição da água com o despejo de esgoto dos tablados, por exemplo.
Além dos tablados, seis pisciculturas também foram notificadas por estarem sem o parecer da autoridade marítima.
|